Tratamento de rejeitos com operação automatizada gera bons resultados em mina de ouro
Mineradora optou por um filtro prensa Andritz overhead A4 F 2500, combinado com o sistema Metris addIQ
A sala de controle na planta sempre foi um centro de tecnologia para a maioria das minas, especialmente com relação ao controle e instrumentação. Ultimamente, a utilização de comandos distribuídos abriu caminho para os controladores lógicos programáveis (CLPs), que possibilitaram um nível de automação ainda maior. Agora, sensores integrados à planta permitem que engenheiros reconheçam padrões nos dados e tomem decisões baseadas em diferentes critérios.
Apesar de seus altos níveis de sofisticação, as plantas ainda têm forte confiança nos sistemas baseados na gravidade, em que o minério é convertido em lodo e separado por tamanho. Este processo requer dois insumos importantes: água e energia. Ambos podem ser recursos caros em áreas remotas do mundo. Todas as melhorias no processo que reduzam o consumo de água e energia serão bem-vindas por mineradoras.
O tratamento de rejeitos é outro desafio do setor de mineração. Além da água necessária para o transporte de rejeitos, há questões relacionadas ao risco ambiental e às limitações de espaço para armazenamento. A disposição segura de rejeitos tem sido uma preocupação da indústria da mineração.
Tratamento eficiente de rejeitos
Uma mina de ouro da América do Sul buscava um único filtro prensa capaz de atender toda a demanda de tratamento de rejeitos da planta. A meta era cumprir todas as regulações ambientais da forma mais eficiente e econômica possível. A mineradora optou por um filtro prensa Andritz overhead A4 F 2500, combinado com o sistema Metris addIQ.
A planta produz cerca de 1.500 toneladas métricas por dia (t/d) de rejeitos contendo cianeto, a uma temperatura ambiente de aproximadamente 1°C-15°C. Os sólidos na polpa alcançam a média de 51%, mas é necessário que o teor de sólidos alcance mais de 80% para o armazenamento seguro da torta. Todos os dias, a planta executa 36 ciclos de filtro prensa com 30 minutos de duração por ciclo a uma pressão de entrada de 6 bar e pressão máxima de 15 bar.
Para que as previsões de produção fossem precisamente atingidas com melhor umidade da torta, a Andritz fabricou no Brasil um filtro prensa tipo overhead com placas de 2.500-mm x 2.500-mm em conjunto com um pacote Metris addIQ para operações totalmente automatizadas.
A disposição segura de rejeitos se tornou um fator intrínseco de custo na indústria da mineração, e de acordo com a Andritz o filtro prensa é uma forma de reduzir custos operacionais na produção de rejeitos secos. Além da maior vida útil, o filtro prensa é adequado para condições climáticas severas, oferecendo durabilidade e confiabilidade e, em conjunto com o sistema de automação addIQ, requer manutenção extremamente baixa, segundo o fabricante.
A empresa ressalta que o rápido sistema de descarga de torta do filtro resulta na mais alta produtividade, e os operadores podem ajustar a velocidade para diferentes aplicações e propriedades da torta. Em sistemas menos avançados, lonas filtrantes obstruídas são a maior causa de paradas para manutenção. Por esta razão, os filtros prensa para operações críticas contam com um dispositivo para lavagem de lonas filtrantes.
O sistema Metris addIQ resultou em melhorias mensuráveis na produtividade, segurança, confiabilidade e custos, conforme análise do fabricante. O controle de pressão com fechamento hidráulico, por exemplo, eleva a segurança operacional mantendo a pressão em nível seguro e contínuo. O Metris addIQ automaticamente mede e controla as pressões hidráulica e de entrada. A velocidade do deslocador de placas pode ser ajustada, para obter a descarga mais rápida da torta.
As bandejas coletoras de gotas são movidas por meio de cilindros hidráulicos, também controlados pelo sistema Metris addIQ. Isto garante que as bandejas estejam na posição aberta para a descarga da torta e na posição fechada durante a filtração. Um dos principais benefícios é que o conteúdo filtrado é mantido separado dos contêineres ou do sistema de transporte.
O sistema de monitoramento óptico de descarga da torta é a próxima etapa para obter operações totalmente autônomas do filtro prensa, 24 horas por dia durante toda a semana e sem a supervisão de operadores. O sistema de lavagem de lonas filtrantes aprimora a conveniência operacional pois as lonas filtrantes são subsequentemente limpas após a descarga totalmente automática da torta.
A alimentação do filtro prensa é continuamente controlada pela pressão de entrada e células de carga para obtenção do nível de alimentação ideal, ao passo que assegura o melhor desaguamento possível por meio de um sistema otimizado de compressão da membrana. Nas etapas finais do processo, sistemas totalmente automáticos de transporte garantem a descarga eficiente da torta e as sequências de lavagem das lonas filtrantes são pré-configuradas para obter os resultados ideais de lavagem.
Os produtos Metris da Internet das Coisas (IoT) compreendem sensores inteligentes, análise de Big Data e realidade virtual. Estas tecnologias são individualmente aplicadas e adaptadas para atender os requisitos de cada cliente. Explorando as capacidades dos sistemas já instalados e melhorando o desempenho da planta com resultados mensuráveis em combinação com pacotes de atualização complementares, de acordo com o fabricante, o sistema de controle Metris addIQ maximiza o desempenho independentemente da aplicação em filtros prensa Andritz ou de outras marcas. Os pacotes disponíveis para filtros prensa incluem o addIQ Dynamic, addIQ Prime e o addIQ Flex.
Os quatro pacotes addIQ podem ser equipados com addIQ Footprint, uma ferramenta de tendências de dados a longo prazo, incluindo em suas características um painel, tendências, um logbook, atualizações e relatórios, acesso móvel e identificação por QR Code. Além disso, com o addIQ Connectivity, é possível monitorar o estado físico da máquina durante as 24 horas do dia por toda a semana, em qualquer local do mundo.
Estes complementos possibilitam aos usuários o armazenamento de informações por 24 meses e apresentam os mais importantes KPIs dos valores do processo no painel, todos com conexão de dados certificada e backup na nuvem. Os operadores também podem gerar e automaticamente enviar e-mails com relatórios dos valores de processo e as curvas de tendências correspondentes. O aplicativo móvel fornece acesso direto aos dados em tempo real e a documentação da máquina, garantindo a tranquilidade com a funcionalidade do logbook e o envio automático por e-mail de notificações dos alarmes de processo mais críticos.
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral em abril 2025